“Eles”, de Vagner Amaro, retrata as facetas da masculinidade

"Eles", livro de Vagner Amaro.

“Eles”, livro de estreia de Vagner Amaro, cativa desde a sinopse. Seus dez contos são extremamente tocantes e abordam assuntos atuais e necessários como: violência, racismo, machismo, conservadorismo, homofobia e masculinidade tóxica.

Os contos são curtos, com poucas páginas, mas conseguem transmitir muito e marcar o leitor. A forma de escrever de Vagner Amaro é cativante. Prende desde a primeira página, traz um misto de sentimentos, traz identificação, emociona e fascina.

Os personagens são humanos, cheios particularidades, qualidades e defeitos, e isso só faz com que o leitor se sinta instigado a saber mais sobre o que aconteceria depois do ponto final. Todos os contos terminam deixando um gosto agridoce na boca e uma vontade quase incontrolável de saber mais.

"Livro "Eles" de Vagner Amaro, editor da Malê.

“Nessas situações os corações dos pretos batiam mais forte, sabiam que os olhares sempre se voltavam para eles quando o assunto era desconfiança sobre algum roubo.”

O tema principal de “Eles” é a masculinidade. E o autor consegue retratar todas as facetas dela. Em cada conto temos o foco num assunto imprescindível ligado a masculinidade.

Logo no primeiro conto, Vagner Amaro já deixa claro o quão impactante será essa leitura, “O perfume de Olavo” é um conto que traz um misto de sensações e possui um final chocante e perturbador.

O meu conto favorito foi “Chamas”, ele tem a capacidade de deixar o leitor tenso, incomodado, perturbado e no final, emocionado. Já reli mais de uma vez e os sentimentos sempre ficam aflorados, é surpreendente mesmo quando se sabe o fim.

O livro termina com o conto “Jonas e Chico”, um conto leve que traz uma sensação boa, deixa um sorriso no rosto do leitor e nostalgia por algo que não viveu.

“Eles”é um daqueles livros que sempre vou recomendar. Didático, emocionante, atual, merece um lugar na sua estante. Seu único defeito é terminar rápido demais.

“Olhá-lo e ser enxergado por ele, fazia-o se sentir livre e feliz, como se o olhar do novo amigo abrisse portas e janelas de uma nova casa, onde ele, naquele fim de tarde, decidiu fazer de sua morada.”

Livro "Eles" de Vagner Amaro, editor da Malê.

Ficha técnica

Título: Eles
Autor: Vagner Amaro
Editora: Malê
Número de páginas: 92
Compre: Amazon