#LeituraPreta: Vamos ler um livro escrito por uma pessoa negra por mês?

Tornando as narrativas negras visíveis para além de novembro

Escrito por
Sérgio Motta

Temos um desafio para você! Na prática, é muito fácil, mas só se você o fizer de maneira consciente: ler uma obra escrita por uma pessoa negra por mês.

Em novembro, as narrativas negras sempre são lembradas. O marketing vende: mais publicidade, mais filmes, mais exposições, mais livros, mais discursos. Em novembro, é conveniente. Mas o que acontece com essas narrativas nos outros onze meses do ano?

Pessoas negras vivem, vivenciam, existem e resistem o ano todo. Por isso, o Leitura Preta nasceu com o intuito de incentivar o consumo de livros escritos por pessoas negras todos os meses. Dessa forma, seja pela conveniência do que vende, seja pela construção da consciência coletiva de que as narrativas negras importam e precisam ter seu espaço, criamos esse desafio: leia uma história escrita por uma pessoa negra por mês.

Faremos uma leitura coletiva em nosso grupo do Telegram e teremos uma discussão aberta sobre a obra. Mas caso você não deseje ler a obra, não tem problema! Você pode ler qualquer outro livro escrito por pessoa negra e comentar sobre ele no grupo. O mais importante é ampliar nossos horizontes!

Aceita este desafio?


Descubra mais sobre Resistência Afroliterária

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.