Agosto
Livros de não-ficção
Seja através de autobiografias, livros de desenvolvimento pessoal, de história ou educativos, livros de não-ficção costumam propor respostas para nossas perguntas ou processos para atingirmos nossos objetivos. São referenciais. Mas quando falamos de livros de não-ficção escritos por pessoas negras, ganha-se uma nova camada: não estamos mais falando das minhas necessidades, mas das nossas. Estes livros falam conosco enquanto indivíduos negros e enquanto comunidade negra. Por isso, no Leitura Preta de agosto, propomos a leitura de uma obra não-ficcional que nos permite crescer juntos.
Este mês, vamos ler o "Casa de alvenaria: Osasco". Com edição integral, ampliada com conteúdo inédito e refeita a partir dos manuscritos originais da autora, este primeiro volume de Casa de alvenaria abarca os meses em que Carolina Maria de Jesus morou em Osasco (SP), em 1960, após deixar a favela do Canindé.
Através deste testemunho precioso que borra as fronteiras dos gêneros literários, acompanhamos a recepção de Quarto de despejo, as viagens de divulgação, o contato frequente com a imprensa e os políticos, o desenvolvimento de seu projeto literário e seu desejo de ser reconhecida como escritora. Dessa narrativa do cotidiano, entremeadas às contradições de seu tempo, emergem reflexões que permanecem mais atuais do que nunca.
Eis aqui Carolina por completo, uma escritora brilhante e sem-par em nossa literatura, que desafiou todas as barreiras impostas por uma sociedade racista e desigual.
Leremos apenas o Volume 1 da obra. Ambos podem ser lidos de forma independente.
“Ler Casa de alvenaria é penetrar no universo íntimo de uma das autoras mais instigantes da literatura brasileira.” ― da introdução de Conceição Evaristo e Vera Eunice de Jesus.
Compre "Casa de alvenaria - Volume 1: Osasco", de Carolina Maria de Jesus e participe conosco em nosso grupo de leitura coletiva do Telegram!

Casa de alvenaria: Santana
Sobre
Casa de alvenaria: Osasco
Sobre
Teoria Feminista: da margem ao centro
Sobre
Uma história feita por mãos negras
Sobre
Continuo Preta: a vida de Sueli Carneiro
Sobre
Cartas para minha avó
Sobre
Horror Noire: A Representação Negra no Cinema de Terror
Sobre
Por um feminismo afro-latino-americano
Sobre
Heroínas negras brasileiras
Sobre
A razão africana
Sobre
Apropriação cultural (Feminismos Plurais)
Sobre
Intolerância religiosa (Feminismos Plurais)
Sobre
Empoderamento (Feminismos Plurais)
Sobre
Racismo estrutural (Feminismos Plurais)
Sobre
Encarceramento em massa (Feminismos Plurais)
Sobre
Interseccionalidade (Feminismos Plurais)
Sobre
Racismo recreativo (Feminismos Plurais)
Sobre
Lugar de fala (Feminismos Plurais)
Sobre
Incidentes na vida de uma menina escrava
Sobre
Jinga de Angola: a rainha guerreira da África
Sobre