Maio
Livros de autores africanos
Nossa história, nossa ancestralidade é constantemente negada no Brasil. Mas, lendo livros de África, conseguimos perceber, pelo menos através das narrativas, de onde viemos. Mas as opções não são muitas por aqui. Algumas das principais editoras brasileiras sequer tem um livro publicado de qualquer um dos 54 países africanos. No Leitura Preta de maio, propomos a leitura de livros de autores africanos para que essa literatura seja mais difundida no Brasil e, assim, possamos pluralizar ainda mais nossa cultura e nos reconectar com nossas origens.
Neste ciclo, faremos a leitura coletiva do lançamento "O imenso azul entre nós", de Ayesha Harruna Attah, o livro ideal para simbolizar a relação entre Brasil e África, pois conta a histórias das irmãs gêmeas Hassana e Husseina são separadas após um ataque brutal à sua aldeia, em 1892. A partir desse traumático evento, ambas são escravizadas e seguem caminhos separados, que as levam a diferentes cidades, países e até continentes.
Enquanto Hassana fica na Costa do Ouro africana, Husseina cruza o oceano até a Bahia, onde é iniciada no Candomblé. Com o passar do tempo, as irmãs crescem e levam vidas completamente diferentes em muitos aspectos, mas com algo em comum: o sentimento de que há algo faltando. Apesar da distância, elas continuam ligadas uma à outra por meio de seus sonhos. Mas será que o destino as reunirá novamente?
Você pode participar conosco pelo grupo de leitura coletiva do Telegram!
Compre “O imenso azul entre nós”, de Ayesha Harruna Attah e participe!
Também recomendamos e muito a leitura de "Niketche: uma história de poligamia", de Paulina Chiziane, a primeira mulher moçambicana a publicar um romance, que acaba de ganhar uma edição de bolso.
Rami é uma esposa fiel e subserviente. Ela faz o que manda a tradição, mas nem assim consegue ser amada por Tony, com quem é casada há vinte anos. Certo dia, Rami descobre que o marido tem várias amantes — e filhos — por todo o Moçambique, e decide conhecê-las uma a uma. A partir desse encontro surpreendente, todas terão suas vidas completamente transformadas.
Compre “Niketche: uma história de poligamia”, de Paulina Chiziane.