Olá, leitores! Tudo bem?
Hoje eu venho com o livro Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississipi que recebi da Arqueiro.
Título: Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississipi
Autor: Hillary Jordan
Número de páginas: 272
Skoob: Adicione
Sinopse:
Um amor proibido, uma traição terrível, uma agressão selvagem. Um romance de força impressionante, que nos faz mergulhar nas contradições do Mississippi pós-Segunda Guerra Mundial.
Ao descobrir que o marido, Henry, acaba de comprar uma fazenda de algodão no Sul dos Estados Unidos, Laura McAllan, uma típica mulher da cidade, compreende que nunca mais será feliz. Apesar disso, ela se esforça para criar as filhas num lugar inóspito, sob os olhos vigilantes e cruéis de seu sogro.
Enquanto os McAllans lutam para fazer prosperar uma terra infértil, dois bravos e condecorados soldados retornam do front e alteram para sempre a dinâmica não só da fazenda, mas da própria cidade. Jamie, o jovem e sedutor irmão de Henry, faz Laura de repente renascer para a vida, enquanto Ronsel, filho dos arrendatários negros que trabalham para Henry, demonstra uma altivez que não será aceita facilmente pelos brancos da região.
De fato, quando os jovens ex-combatentes se tornam amigos, sua improvável relação desperta sentimentos violentos nos habitantes e uma nova e impiedosa batalha tem início na vida de todos.
Alternando a narrativa entre vários pontos de vista, este premiado romance oferece ao leitor diferentes versões dos acontecimentos. Os personagens, lutando por sentimentos de amor e honra num lugar e época brutais, se veem dentro de uma tragédia de enormes proporções e encontram redenção onde menos esperam.
“Às vezes, é necessário fazer o errado.
Às vezes, fazer o errado é a única maneira de acertar as coisas.”
Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississipi é aquele tipo de livro que cativa pela capa! Acredito que todos estejam cientes de quão branco o mercado literário ainda é e quando temos personagens negros de destaque, sem dúvida o livro ganha logo o nosso coração.
E em Lágrimas Sobre o Mississipi não encontrei apenas personagens negros que estavam ali para preencher cota ou ainda aqueles personagens negros que estão sendo estereotipados, sendo sempre os bandidos, empregados ou escravos. Nesse livro, encontramos protagonismo negro de qualidade e que traz uma importância real para a história. Ouso dizer ainda que sem eles, essa história não existiria. E por mais triste que possa soar, ter protagonistas negros de destaque e com sua história bem trabalhada é um motivo de comemoração!
Preciso destacar também que a autora soube trabalhar o livro e as vivências de cada personagem de uma forma bem respeitosa e consciente. Foi maravilhoso poder olhar facetas da história pelos olhos desses personagens. Amei também como as individualidade e características deles foram desenvolvidas em suas narrações.
“A morte pode ser inevitável, mas o amor, não.
O amor, você tem que optar por ele.”
Lágrimas Sobre o Mississipi é um livro cativante e envolvente com um enredo de prender o fôlego e que emociona e faz refletir. O livro prende logo na primeira página e a cada página o apreço do leitor vai aumentando.
Sem dúvidas, é aquele tipo de livro que torna impossível pausar a leitura, mesmo que por poucos minutos. Mudbound é aquele livro que você vai começar a ler e só vai largar quando ler a última palavra.
Com protagonismo negro, personagens extremamente bem trabalhados, uma história envolvente, muita emoção e reflexão, Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississipi é aquele livro que tenho orgulho em recomendar! 🙂
“É isso que significa amar alguém:
ar o que você pode, tirar o que precisa.”