Resenha: Não Era Você que Eu Esperava

Por Lorrane Fortunato

7 de fevereiro de 2018

>
www.dreamsandbooks.com

Olá, leitores! Tudo bem?
Hoje eu venho resenhar essa HQ MARAVILHOSA que recebi de parceria com o Grupo Autêntica.

Título: Não Era Você que Eu Esperava
Autor: Fabien Tolmé
Editora: Nemo
Número de páginas: 256
Skoob: Adicione

Sinopse:

Como lidar com uma filha com deficiência? Nesta graphic novel autobiográfica, Fabien Toulmé fala com emoção, humor e humildade sobre um encontro inesperado de um pai com sua filha que possui Síndrome de Down. 

O casal enfrenta o nascimento de uma criança especial. É como uma tempestade inesperada, um furacão. Quando a menina nasce com a síndrome, até então não diagnosticada, a vida de Fabien desmorona. Indo da fúria à rejeição, da aceitação ao amor, o autor fala sobre a descoberta de como é ser diferente.

www.dreamsandbooks.com

Desde que li a sinopse de Não Era Você que Eu Esperava me vi encantada pela história. Essa HQ é aquele tipo de leitura que mesmo antes de ler você sabe que vai ficar apaixonado. Eu senti que amaria Não Era Você que Eu Esperava e não estava enganada!

Nessa história em quadrinhos temos em foco uma temática tão importante e necessária como a Trissomia 21 popularmente conhecida como Síndrome de Down. 


www.dreamsandbooks.com


O autor conta a história autobiográfica de como foi se ver pai de uma criança com necessidades especiais. Gostei muito de como ele foi sincero ao extremo. Ele não fantasiou como foram os primeiros momentos de rejeição ou diminuiu por medo de ser mal visto. Ele foi verdadeiro ao máximo e isso é extremamente certo. 

Por seus olhos vemos a montanha russa de emoções que ele passou e acompanhamos passo a passo dessa experiência. Vamos desde a rejeição ao amor mais sublime. Passamos junto com ele pela fúria até ao sentimento de agradecimento por ter sido agraciado com a vinda de uma criança tão especial e maravilhosa quanto a Julia. 

www.dreamsandbooks.com
Não Era Você que Eu Esperava é uma história maravilhosa que prende e emociona desde o primeiro momento. O leitor se vê mergulhado nas emoções junto com o protagonista, em seus medos, dúvidas e frustrações. 

Impossível não se colocar no lugar do autor, impossível não sentir tudo com ele, impossível não desenvolver um amor incondicional por sua filha. Essa HQ não serve apenas para ler e se distrair. Ela serve para ensinar, para emocionar e fazer o nível de empatia do leitor aumentar a cada página. Impossível terminar essa leitura a mesma pessoa que a começou.

www.dreamsandbooks.com
“Não era você que eu esperava
Mas estou feliz por você ter vindo…”

O trabalho feito nessa HQ está maravilhoso! As ilustrações são lindíssimas! Me vi querendo fotografar dezenas delas. A diagramação também está maravilhosa e é nítido o carinho e o cuidado da editora a cada página.


Por fim, deixo o meu pedido para que dê uma chance a essa história tão linda inspiradora! Se permita ser tocado. Se permita refletir, aprender, se emocionar e se apaixonar junto com ela. Vai ser uma experiência enriquecedora, prometo! 


“É melhor não se fazer perguntas demais sobre o futuro. 
Ele virá de qualquer jeito.”

Artigos relacionados

afroliteraria_obras-james-baldwin

Você conhece todos os livros de James Baldwin publicados no Brasil?

Além de romancista, James Baldwin foi um grande ensaísta, dramaturgo, poeta e militante — principalmente das pautas raciais, sexualidade e identidade. Nascido no Harlem, em...

A humanização das pessoas negras em doze histórias únicas

A humanização das pessoas negras em doze histórias únicas

"As cabeças das pessoas negras", de Nafissa Thompson-spires, é uma obra que apresenta uma terceira via possível — e necessária — para a representatividade de...

Foto da capa de Garota, Mulher, Outras

“Garota, mulher, outras”, uma obra única e plural

A primeira palavra que vem à cabeça ao terminar de ler o livro "Garota, mulher, outras" é: único. A segunda é plural. Um livro diferente...

Leitura Preta: uma obra negra por mês em 2021

Leitura Preta: uma obra negra por mês em 2021

Vamos começar o desafio Leitura Preta 2021! Começamos o Leitura Preta ano passado com o intuito de incentivar o consumo de livros escritos por pessoas...

8 livros sobre a história negra brasileira escritos por pessoas negras

8 livros sobre a história negra brasileira escritos por pessoas negras

A grande parte da história negra brasileira é silenciada, negligenciada, apagada, deteriorada e distorcida. Materiais, registros e produções foram destruídos de um lado; o apagamento...

A nossa história, deixa que a gente conta

A nossa história, deixa que a gente conta

Bem sabemos que em uma história, o herói não é necessariamente a pessoa que perpetua os bons valores éticos e morais. Nem o vilão é...