zelie-orisha

10 livros de fantasia escritos por pessoas negras pra adicionar a lista de leituras

Por Lorrane Fortunato

10 de maio de 2020

Jogamos no Google, “Escritores de fantasia” e esse foi o resultado:

Peço que reveja essa imagem e perceba: todos os autores são brancos. Será que não há escritores não-brancos de fantasia? Ou será que eles só não são devidamente reconhecidos?

Vamos de segunda opção, pois sabemos que esses escritores existem, e porque a fantasia sempre foi uma reprodução imaginativa e romanceada de nossa visão de mundo, nossos valores, dos nossos sonhos. Mas o corpo da literatura fantástica é composto a partir da ótica branca judaico-cristã.

Já nós, pretos, por séculos, fomos impedidos de reproduzir nossas visões e valores, de nos representar, de enaltecer nossas culturas e, sobretudo, de sonhar. A construção da supremacia racial foi meticuloso.

Mas, graças a nós mesmos, esse cenário vem mudando. Diversas vozes negras insurgiram na fantasia e não estão fazendo feio: livros altamente premiados e marcantes, nossos novos clássicos estão sendo produzidos. O caminho ainda é longo, mas estamos ocupando nossos espaços e nos tornando plurais.

Por isso, trazemos aqui dez recomendações de livros de fantasias escritos por autores negros. Está na hora de atualizar sua lista de leitura!

Livro Filhos de Sangue e Osso, por Tomi Adeyemi

“Filhos de Sangue e Osso”, Tomi Adeyemi

Zélie Adebola se lembra de quando o solo de Orïsha vibrava com a magia. Mas ela desapareceu. Por ordens de um rei cruel, os maji viraram alvo e foram mortos, deixando Zélie sem a mãe e as pessoas sem esperança. Agora a garota tem uma chance de trazer a magia de volta e atacar a monarquia. Com a ajuda de uma princesa fugitiva, Zélie deve despistar e se livrar do príncipe, que está determinado a erradicar a magia de uma vez por todas.

O perigo espreita em Orïsha, onde leopanários-das-neves rondam e espíritos vingativos aguardam nas águas. Apesar disso, a maior ameaça para Zélie pode ser ela mesma, enquanto se esforça para controlar seus poderes ― e seu coração. 

Compre “Filhos de sangue e osso”.

“Bruxa Akata”, Nnedi Okorafor

Sunny tem 12 anos e sempre viveu na fronteira entre dois mundos. Filha de nigerianos, nasceu nos Estados Unidos; suas feições são africanas, mas ela é albina. Uma pária, incapaz de passar despercebida. E então ela descobre algo incrível – na realidade, ela é uma pessoa-leopardo em um mundo de ovelhas.

Sunny é uma pessoa com poderes, mas que nasceu de pais comuns. Logo ela se torna parte de um quarteto de estudantes mágicos, pesquisando o visível e o invisível, aprendendo a alterar a realidade e sendo escolhida por um mentor. Mas isso será suficiente para que encontrem e impeçam um assassino em série que está matando crianças? Um homem perigoso com planos de abrir um portal e invocar o fim do mundo?

Compre “Bruxa Akata”.

“As lendas de Dandara”, Jarid Arraes

Esse é um livro que mistura ficção, história e um toque de fantasia, onde são narrados dez contos sobre a guerreira quilombola Dandara dos Palmares, companheira de Zumbi dos Palmares. Escrito por Jarid Arraes e ilustrado por Aline Valek, o livro conta sobre a vida de Dandara desde o seu nascimento, explicando sua origem, suas conquistas e suas lutas.

Com muita aventura, suspense, acontecimentos sobrenaturais e até um pouco de romance, a autora conta de uma maneira mágica a forma como Dandara, desde sua infância, fez feitos dignos de uma lenda.

Compre “As lendas de Dandara”.

“Changeling”, Victor LaValle

Apollo Kagwa está se adaptando à nova rotina depois de ter um filho quando algo em sua esposa Emma muda. A falta de energia e de interesse da mãe pela criança poderiam ser sintomas de uma depressão pós-parto – mas quando Emma toma uma atitude drástica, fica claro que o problema é mais grave que isso.

Agora, em busca de sua família, Apollo vai descobrir o que se esconde nas sombras de Nova York. Nesta jornada sombria, ele encontrará lugares há muito perdidos e aprenderá a temer mais as nuances das pessoas que ama do que as lendas que se concretizam diante de seus olhos. Em Nova York, nem tudo é o que parece.

Compre “Changeling: sombras de Nova York”.

“O Ceifador”, Neal Shusterman

A humanidade venceu todas as barreiras: fome, doenças, guerras, miséria… Até mesmo a morte. Agora os ceifadores são os únicos que podem pôr fim a uma vida, impedindo que o crescimento populacional vá além do limite e a Terra deixe de comportar a população por toda a eternidade.

Citra e Rowan foram escolhidos como aprendizes de ceifador. Para receberem o anel e o manto da Ceifa, os adolescentes precisam aprender a matar. Porém, se falharem em sua missão – ou se a cumplicidade no treinamento se tornar algo mais -, podem colocar a própria vida em risco.

Compre “O Ceifador”.

Livro "Entre 3 Segredos", segundo livro da trilogia "Entre 3 Mundos" da Lavínia Rocha.

“Entre 3 Mundos”, Lavínia Rocha

Há algumas décadas, o Brasil vivia intensos conflitos entre pessoas sem poderes e pessoas com dons extraordinários. Visando a paz no país, as autoridades o dividiram em dois territórios – o do Norte e o do Sul – e assinaram um contrato proibindo a migração de uma região para a outra.

Alisa é de uma família do Norte, mas foi identificada como pertencente ao Sul e precisa esconder a verdade de ambos os mundos. Um dia, a vida de Alisa se transforma completamente com um grande acontecimento no colégio e, agora, ela se vê diante de um desafio envolvido pela descoberta do amor e da sua verdadeira identidade.

Compre “Entre 3 Mundos”.

“Belles”, Dhonielle Clayton

O reino de Orléans foi amaldiçoado e todos os cidadãos nasceram com a pele acinzentada, olhos avermelhados e cabelos feito palha. Em compensação, a Deusa da Beleza enviou as Belles, elas controlam a beleza. Por isso, a cada três anos uma nova geração de Belles é apresentada ao público e os reis de Orléans elegem a sua favorita. A escolhida passa, então, a viver no palácio real e tem a incumbência de cuidar da beleza de todos da corte.

Tudo o que Camélia Beauregard mais quer é ser a favorita da rainha. Mas, com o tempo, a jovem Belle irá descobrir que essa cobiçada posição não é tão glamourosa assim. As regras são muito rígidas. A corte é perigosa e cheia de segredos sombrios. Além disso, é preciso lidar com a Princesa Sofia – uma garota ambiciosa e capaz de qualquer coisa para se tornar a mais bonita de todas… Afinal, beleza é poder.

Compre “Belles”.

“Nocturna”, Maya Montayne

Dez, o herdeiro do reino de Castallan, foi assassinado. E agora o destino do reino está nas mãos do príncipe Alfie. De volta a Castallan, Alfie não consegue acreditar que seu irmão morreu e, tentando provar o contrário, se depara com Finn Voy. Graças a sua habilidade de assumir a aparência de qualquer pessoa, Finn está sempre usando um disfarce para se proteger dos traumas de seu passado e de qualquer um que se meter em seu caminho.

Quando os destinos de Alfie e Finn se cruzam, eles acidentalmente libertam uma magia poderosa e antiga que, se não for detida, vai mergulhar o mundo em escuridão. Com o futuro de Castallan em suas mãos, o príncipe e a ladra terão de aprisionar essa magia obscura a qualquer custo, mesmo que, no caminho, precisem confrontar seus segredos mais sombrios.

Compre “Nocturna”.

“Quem teme a morte”, Nnedi Okorafor

Numa terra devastada por uma hecatombe nuclear, uma jovem e misteriosa mulher chamada Onyesonwu descobre que tem superpoderes e foi escolhida para salvar a humanidade.

Fantasias, batalhas, tradições e alta tecnologia, sonhos, visões, discriminação racial e sexual, tudo se mistura numa narrativa tensa e poética que confere uma nova linguagem para os romances do gênero.

Compre “Quem teme a morte” ou leia gratuitamente no Kindle Unlimited.

“Rani e o Sino da Divisão”, Jim Anotsu

Rani vive uma vida pacata até que conhece Pietro, que faz uma grande revelação: Rani é uma xamã urbana, responsável pela paz sobrenatural e mediadora entre os vivos e mortos.

Esse é o primeiro passo da garota no estranho mundo dos Animais de Festa, uma facção de seres sobrenaturais que não se preocupa com nada. É justamente esse grupo de perdedores mágicos que fica responsável por ajudar a garota contra um antigo e misterioso adversário.

Leia “Rani e o Sino da Divisão” gratuitamente.

Notícias afroliterárias

Leia mais