Sobre o Afroliterária

O Resistência Afroliterária foi criado com o intuito de ser um espaço de divulgação e exposição de arte negra. Aqui você encontra análises, resenhas, divulgações, indicações e reflexões sobre literatura e cultura feita por e para pessoas negras.

Conheça quem escreve!

Lorrane Fortunato tem a convicção de que em suas veias corre o amor pelos livros, amor esse que a motivou a trabalhar com literatura desde 2013. Formada em Letras – Espanhol, atualmente cursa Biblioteconomia e Ciência da Informação na FESP-SP e é colaboradora do Geledés – Instituto da Mulher Negra.

Profissional do livro freelancer, atua em diversos processos editoriais — edição, preparação, tradução do espanhol, revisão, leitura crítica e leitura sensível — e já trabalhou em mais de 100 obras. Escritora, assina obras como Flores ao mar (Mazza, 2022) e Trançando o amor (Leiturinha, 2023), além de publicações independentes. Carioca, vive em São Paulo com o marido e o cãozinho, Machado de Assis.

Você pode bater um papo com ela no Instagram ou Twitter (X) através do @lfortunato_

Sérgio Motta é escritor, roteirista e redator. Formado em Design Digital, cursa pós-graduação em Marketing e Comunicação e lidera a área de comunicação do Memorial da Resistência de São Paulo, museu dedicado a preservação da memória política da Ditadura Civil-Militar (1964–1985).

Tem publicações de contos e novelas literárias nacionais e internacionais de ficção científica e fantasia, como Raízes do Amanhã (Gutenberg e Plutão, 2021), Spider (Strange Horizons, 2019) e Ciberbochicho (Mafagafo, 2018), entre outras publicações. Também é co-roteirista do universo Residiuum (Iron Studios) e do universo Free Fire (Garena). Vive com sua esposa e Machadinho, autor dos maiores clássicos da literatura canina.

Ella Ferreira é leitora crítica, escritora, leitora sensível para personagens negros e autistas, e uma eterna estudante de Escrita Criativa. Encantada por livros — principalmente literatura nacional — tem a convicção de que antes da leitura ser seu trabalho, é sua paixão. Como uma mulher negra e autista, está sempre associando suas experiências e atravessamentos com a literatura e trazendo perspectivas improváveis para as obras que lê, trazendo e relembrando que a arte sempre imita a vida.

Escreveu três contos publicados de forma independente, sendo eles: A um passo da ascensão, Pedidos de uma suicida e Tesouro de Natal. Traz, através do drama, personagens e situações que surpreendem com a normalidade do cotidiano.

Ella acredita na força e na potência de pessoas negras e suas histórias e sabe a importância de valorizar e impulsionar autores negros.

Pode contar com Ella em @ellateconta ou ellateconta.com


Descubra mais sobre Resistência Afroliterária

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.