Meu primeiro contato com a escrita da Lavínia Rocha foi
através de Entre 3 Mundos, o primeiro livro dessa trilogia. Bate uma nostalgia
ao pensar quão emocionada eu fiquei com essa história!
Não tinha percebido o quanto ansiava por histórias com protagonistas
negros até ler esse livro! Ele me marcou de uma forma que não sei explicar,
depois que provei protagonismo negro bem escrito, quis cada vez mais! Assim, me
vi extremamente ansiosa por Entre 3 Segredos, o segundo volume da trilogia. E
agora, finalmente pude realiza-la e posso adiantar: foi uma experiência mágica.
A escrita da Lavínia Rocha é encantadora. Amo como ler suas histórias traz uma sensação de conforto, algo como voltar a um lugar que você já foi várias vezes e quer voltar ainda mais. Ler Entre 3 Segredos trouxe essa sensação em dobro, pois também tinha o bônus de voltar a encontrar essa história e esses personagens que tanto amo.
Entre 3 Segredos traz elementos que pessoalmente me encantam demais, além de uma fantasia de alta qualidade e protagonismo negro. Amo como esse livro aborda de forma didática assuntos tão importantes como movimento negro e feminismo, além abrir espaço para abordar racismo, machismo, homofobia e intolerância religiosa; tudo isso incorporado naturalmente a história, nada de cartilha ou sermão.
O enredo é muito bem escrito, a história é encantadora e prende a cada página mais. Destaque para os personagens, de novo preciso falar sobre como é importante haver tantos personagens negros na história. Todos sem esteriótipos, bem desenvolvidos e escritos; nada de cota, nada de personagem que só tem uma fala ou só empregados, escravos e bandidos. Eles são os protagonistas, são os que movem a história, não haveria essa história sem eles e isso, infelizmente, ainda é muito raro na literatura.
Lavínia Rocha é uma mulher negra extremamente consciente e isso reflete em sua escrita, em suas histórias. É muito importante haver histórias sobre negros contadas por negros, pois assim podemos ver de fato as vivências, o que é ser negro e não apenas histórias cheias de esteriótipos e contadas usando nossa dor para nos diminuir e nos ferir ainda mais.
A autora Lavínia Rocha como disse, é uma mulher negra consciente. Ela sabe quem é, de onde veio e felizmente, sabe também o quão longe já chegou e aonde pode chegar. Com essa trilogia, além de ganhar espaço nas estantes de diversos brasileiros, ganhou também espaço na literatura fantástica e em nossos corações.
Não consigo expressar quão ansiosa estou pelo último livro da trilogia e se quiser sentir todo esse amor pela autora e seus livros, dê uma chance a Lavínia Rocha, dê uma chance a Entre 3 Mundos. Não vai se arrepender!