Livro

Resenha: Meu Sonho é Escrever…

Por Lorrane Fortunato

16 de julho de 2018

O mundo para alguns é semelhante a uma arena: os fortes dominam os fracos… A palavra vida simboliza sofrimento.

Sinopse:
Meu sonho é escrever… é uma coletânea de textos inéditos da consagrada autora Carolina Maria de Jesus, que tornou-se conhecida mundialmente a partir do best-seller Quarto de Despejo, publicado em 1960.

Organizado pela pesquisadora Raffaella Fernandez, o livro traz contos, provérbios, pensamentos e memórias da autora, num tom indiscutivelmente pessoal no domínio de recursos literários.

Segundo a escritora e crítica Heloisa Buarque de Holanda, o livro Meu sonho é escrever “é um trabalho apaixonado de restauro. Trata-se do resgate cuidadoso dos vários sentidos e tonalidades de um narrar-se mulher, mulher negra, mulher favelada”.

Os textos presentes na obra foram coletados em arquivos públicos de Sacramento (MG), Rio de Janeiro e São Paulo. Para este livro, os escritos de Carolina Maria de Jesus foram editados e revisados, ajustando pontuações e realizando pequenas emendas, sem que isso interferisse de forma a descaracterizar o conteúdo original, “na ideia presente de restaurar e, com respeito, editar e preparar o texto da autora, no arguto anseio de encontrar a felicidade através da literatura.”

Eu disse: O meu sonho é escrever!
Responde o branco: ela é louca.
O que as negras devem fazer…
É ir pro tanque lavar roupa.

Eu sempre fico muito chocada com a escrita da Carolina Maria de Jesus! Fico fascinada por sua inteligência, sua maneira de pensar e de ver o mundo. Fico apaixonada por o quão consciente ela era.

Amo como as suas palavras tocam fundo no coração. Como elas emocionam, divertem e trazem reflexão.

Será os Estados Unidos o advogado do mundo? O tutor do Universo?Eu não preciso bajular os Estados Unidos porque sou preta e eles não gostam dos negros.O único negro que eles gostam é o petróleo.

Sua forma de escrever tão maravilhosa, prende, traz um turbilhão de sentimentos, cria empatia, faz pensar. Admiro a sua escrita, admiro o ser humano incrível que ela era e sinto orgulho dessa irmã de cor.

Recomendo seus escritos, seja “Meu Sonho é Escrever…” mesmo ou qualquer um dos outros. Leia um livro seu, leia todos. Apenas leia Maria Carolina de Jesus.

“De um jeito, ou de outro, o preto sempre encontra obstáculos na vida.”

Ficha técnica

Título: Meu Sonho é Escrever…
Autor: Carolina Maria de Jesus
Editora: Ciclo Contínuo Editorial
Número de páginas: 144
Compre: Amazon

Notícias afroliterárias

Leia mais