Olá, leitores! Tudo bem? Hoje eu venho com a resenha do livro O Sol Também é Uma Estrela da maravilhosa Nicola Yoon.
Confiram:
Título: O Sol Também é Uma Estrela
Autor: Nicola Yoon
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 288
Skoob: Adicione
Comprar: E-book | Físico
Sinopse:
Meu primeiro contato com a escrita da Nicola Yoon foi com a leitura de Tudo e Todas as Coisas, feita recentemente. Ele me proporcionou uma montanha russa de sentimentos, a experiência com a leitura foi maravilhosa e eu já sabia o que esperar.
![]() |
Foto por Dreams & Books. Instagram @dreamsebooks |
A forma de escrever da Nicola é aquele tipo raro de escrita que te faz sentir que você precisa de doses de suas palavras para continuar respirando. É aquela forma de escrever que te faz se lembrar o porquê de você amar tanto ler.
Isso sem falar nessa capa! O que dizer dessa capa lindíssima? Eu não me canso de olhá-la! Ela é perfeita e não poderia combinar mais com a história.
A editora Arqueiro, sem dúvida, está de parabéns por todo o carinho que dedicou a O Sol Também é Uma Estrela.
![]() |
Foto por Dreams & Books. Instagram @dreamsebooks |
Além de todas as maravilhas desse livro que já citei, há algo nele que precisa ser exaltado, destacado e aplaudido: a representatividade!
Na resenha de Entre 3 Mundos eu falei da falta de representatividade negra na literatura. Além dela temos uma escassez extrema de representação de pessoas que destoem do que a sociedade vê como bom e aceitável. Como eu mencionei na resenha de Triângulo de Quatro Lados a padronização de personagens é algo nocivo e que deve ser evitado.
Nicola Yoon conseguiu a façanha de passar longe dessa padronização! A diva conseguiu em apenas um livro trabalhar protagonismo negro, protagonismo asiático, relação inter-racial, imigração, preconceito, esteriótipos… Além de conseguir falar sobre relação familiar, sonhos e é claro, amor.
Tudo foi trabalhado de uma forma incrivelmente bem pensada. A autora nos trouxe personagens reais cheios de medos, defeitos, qualidades, anseios… pessoas como você e eu. Não vemos pessoas perfeitas, com corpos perfeitos e vidas perfeitas. Nicola Yoon possibilita olhar os personagens e ver um pouquinho de si em cada um deles. E isso não poderia ser mais maravilhoso!
Há alguns livros que eu tenho muita dificuldade de escrever sobre eles e O Sol Também é Uma Estrela felizmente não é um desses. Eu poderia falar e falar e falar dele e nunca me cansaria. Sempre teria alguma faceta dele para destacar e enaltecer. Porém, essa resenha precisa terminar em algum momento, não é mesmo?
Possui a concluo com o meu apelo e recomendação para que dê uma chance a esse livro, não importando se esse não seja o seu gênero favorito. Dê uma chance ao livro, dê uma chance a autora! Se permita conhecer essa história cheia de representatividade, realidade, crueldade, sonhos, medos, dúvidas, amor, diversidade, descobertas… Enfim, cheia de vida!
Fato Observável: Você não irá se arrepender.
Fato Observável: E ainda irá me agradecer.