Sulwe tem a cor da meia-noite, sua pele é a mais escura entre sua família. A menina sonha em clarear sua pele até que uma grande aventura faz com que veja a beleza que há em sua cor.
Como ela, com aquela pele tão escura, poderia ter brilho?
O livro de apenas quarenta e oito páginas traz uma avalanche de emoções. Não tenho palavras para dizer o quanto “Sulwe” é necessário, importante e representativo. Ele traz luz a um grande problema que negros de pele escura precisam lidar diariamente: o colorismo.
O que é colorismo?
O colorismo é a discriminação pela cor da pele. Basicamente, o termo quer dizer que, quanto mais escura a pele de uma pessoa, mais exclusão e discriminação ela irá sofrer. Esse tipo de discriminação é muito comum em países que sofreram a colonização europeia e em países pós-escravocratas.
O colorismo faz com que pessoas negras de pele mais clara sejam mais “aceitas” na sociedade por estarem mais próximas do certo, que é considerado o ser branco. Assim, pessoas negras de pele mais escuras são excluídas e impedidas de acessar alguns lugares da sociedade. Esse tipo de discriminação causa diversos danos, principalmente, na auto-estima. Como acontece com Sulwe, negros mais escuros sofrem as mazelas do colorismo ainda na infância.
Então, ela pegou a maior borracha que já tinha visto e tentou apagar algumas camadas de sua pele escura.
E por que “Sulwe” é tão importante?
Quantas Sulwes há por aí aprendendo diariamente a odiar sua pele? Como a protagonista, elas precisam viver essa aventura pra aprender quão lindas e especiais são.
O livro de Lupita Nyong’o é extremamente necessário. É leitura obrigatória, para crianças e adultos, não importa a etnia.
“Há tanta beleza nesse mundo e dentro de você que os outros ainda não conseguiram perceber. Não espere que os outros lhe digam o que é belo. Saiba que você é bonito(a) porque escolheu ser assim. Saiba que você sempre foi e sempre poderá ser. Valorize sua beleza e deixe que ela ilumine os caminhos em tudo o que fizer na vida.”
— Lupita Nyong’o
Ficha técnica:
Autora: Lupita Nyong’o
Editora: Rocco
Número de páginas: 48
Compre: Amazon
Descubra mais sobre Resistência Afroliterária
Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.