
Em 20 de novembro é comemorado o dia da Consciência Negra, uma data extremamente importante para nós, pessoas negras. E pensando em dedicar todo o mês de novembro para a leitura de livros escritos e protagonizados por pessoas negras, Solaine Chioro criou o #BingoLitNegra. Assim como em 2019, o Resistência Afroliterária irá sediar o Bingo!
Como funciona o #BingoLitNegra?
O Bingo de Literatura Negra é desafio literário para o novembro negro. Com 24 categorias diferentes e um espaço livre, no #BingoLitNegra você deve escolher uma linha, coluna ou diagonal da cartela e procurar livros para ler que contemplem as categorias apresentadas nos cinco quadrados desse espaço por você selecionado. Além disso, todas as obras precisam ser escritas e protagonizadas por pessoas negras. Sim, os dois.
A ideia do Bingo é celebrar não só narrativas sobre pessoas negras, mas também dar espaço na sua estante para as vozes de autores negros, que são ainda bastante escassas e esquecidas dentro do mercado literário.
Como qualquer Bingo, você vence quando completa uma linha horizontal, vertical ou diagonal. Se quiser, pode fazer mais de uma linha ou até mesmo fechar a cartela inteira! Mas só de fazer uma linha e sair com cinco leituras incríveis já está ótimo, né? Além das categorias, tem o espaço livre onde qualquer livro pode ser lido desde que siga a regra de ser escrito e protagonizado por pessoas negras.

A cartela também está disponível em Excel: bit.ly/bingolitnegraexcel
Achou interessante? O desafio começa no dia 1° de novembro, mas você já pode ir escolhendo a sua linha e separando os livros que vai ler no mês! Não deixe de usar a hashtag #BingoLitNegra e seguir o Resistência Afroliterária no Twitter e no Instagram.
E aí, curtiu o #BingoLitNegra? Vai participar? Compartilhe esse post com os seus amigos para que mais pessoas participem e leiam mais autores negros!
Este ano, o #BingoLitNegra é apoiado pelas editoras: Companhia das Letras, Darkside Books, Dublinense, Globo Livros, HarperCollins, Intrínseca, Pallas, Record e Todavia.