“Eles”, de Vagner Amaro, retrata as facetas da masculinidade

Por Lorrane Fortunato

26 de abril de 2019

>

“Eles”, livro de estreia de Vagner Amaro, cativa desde a sinopse. Seus dez contos são extremamente tocantes e abordam assuntos atuais e necessários como: violência, racismo, machismo, conservadorismo, homofobia e masculinidade tóxica.

Os contos são curtos, com poucas páginas, mas conseguem transmitir muito e marcar o leitor. A forma de escrever de Vagner Amaro é cativante. Prende desde a primeira página, traz um misto de sentimentos, traz identificação, emociona e fascina.

Os personagens são humanos, cheios particularidades, qualidades e defeitos, e isso só faz com que o leitor se sinta instigado a saber mais sobre o que aconteceria depois do ponto final. Todos os contos terminam deixando um gosto agridoce na boca e uma vontade quase incontrolável de saber mais.

"Livro "Eles" de Vagner Amaro, editor da Malê.
“Nessas situações os corações dos pretos batiam mais forte, sabiam que os olhares sempre se voltavam para eles quando o assunto era desconfiança sobre algum roubo.”

O tema principal de “Eles” é a masculinidade. E o autor consegue retratar todas as facetas dela. Em cada conto temos o foco num assunto imprescindível ligado a masculinidade.

Logo no primeiro conto, Vagner Amaro já deixa claro o quão impactante será essa leitura, “O perfume de Olavo” é um conto que traz um misto de sensações e possui um final chocante e perturbador.

O meu conto favorito foi “Chamas”, ele tem a capacidade de deixar o leitor tenso, incomodado, perturbado e no final, emocionado. Já reli mais de uma vez e os sentimentos sempre ficam aflorados, é surpreendente mesmo quando se sabe o fim.

O livro termina com o conto “Jonas e Chico”, um conto leve que traz uma sensação boa, deixa um sorriso no rosto do leitor e nostalgia por algo que não viveu.

“Eles”é um daqueles livros que sempre vou recomendar. Didático, emocionante, atual, merece um lugar na sua estante. Seu único defeito é terminar rápido demais.

“Olhá-lo e ser enxergado por ele, fazia-o se sentir livre e feliz, como se o olhar do novo amigo abrisse portas e janelas de uma nova casa, onde ele, naquele fim de tarde, decidiu fazer de sua morada.”
Livro "Eles" de Vagner Amaro, editor da Malê.

Ficha técnica

Título: Eles
Autor: Vagner Amaro
Editora: Malê
Número de páginas: 92
Compre: Amazon

Artigos relacionados

afroliteraria_obras-james-baldwin

Você conhece todos os livros de James Baldwin publicados no Brasil?

Além de romancista, James Baldwin foi um grande ensaísta, dramaturgo, poeta e militante — principalmente das pautas raciais, sexualidade e identidade. Nascido no Harlem, em...

A humanização das pessoas negras em doze histórias únicas

A humanização das pessoas negras em doze histórias únicas

"As cabeças das pessoas negras", de Nafissa Thompson-spires, é uma obra que apresenta uma terceira via possível — e necessária — para a representatividade de...

Foto da capa de Garota, Mulher, Outras

“Garota, mulher, outras”, uma obra única e plural

A primeira palavra que vem à cabeça ao terminar de ler o livro "Garota, mulher, outras" é: único. A segunda é plural. Um livro diferente...

Leitura Preta: uma obra negra por mês em 2021

Leitura Preta: uma obra negra por mês em 2021

Vamos começar o desafio Leitura Preta 2021! Começamos o Leitura Preta ano passado com o intuito de incentivar o consumo de livros escritos por pessoas...

8 livros sobre a história negra brasileira escritos por pessoas negras

8 livros sobre a história negra brasileira escritos por pessoas negras

A grande parte da história negra brasileira é silenciada, negligenciada, apagada, deteriorada e distorcida. Materiais, registros e produções foram destruídos de um lado; o apagamento...

A nossa história, deixa que a gente conta

A nossa história, deixa que a gente conta

Bem sabemos que em uma história, o herói não é necessariamente a pessoa que perpetua os bons valores éticos e morais. Nem o vilão é...