“Eu, Tituba, bruxa negra de Salém” traz luz a uma personagem histórica esquecida e silenciada

Escrito por
Lorrane Fortunato
Imagem com a capa do livro "Eu, Tituba: bruxa negra de Salém" de Maryse Condé.

Mulher negra, escravizada, feiticeira, Tituba. Você conhece sua história? Tituba foi uma das primeiras pessoas acusadas de bruxaria em Salém. Porém, sua vida e história foram quase que completamente esquecidas.

O livro escrito por Maryse Condé recria a história de Tituba, trazendo os poucos fatos verdadeiros que se tem conhecimento, junto a vida que seus dedos decidiram recriar para a personagem histórica.

Assim, Maryse Condé da voz a Tituba, para que esta fale sobre sua condição de mulher, de negra, de escravizada. Permite que Tituba nos conte seus medos, seus anseios e seus desejos mais secretos.

“Bendito seja o amor que derrama sobre o homem o
esquecimento. Que o faz esquecer sua condição de escravo.
Que faz recuar a angústia e o medo!”

Imagem com a capa do livro "Eu, Tituba: bruxa negra de Salém" de Maryse Condé.A escrita de Maryse Condé é poderosa. Você sente a força da sua voz emanando das palavras. Voz essa que ela cedeu a Tituba, para que ela contasse sua história. Com uma escrita crua, potente e veraz, a autora faz com que a ideia de parar a leitura desse livro seja inconcebível.

“Eu, Tituba: bruxa negra de Salém”, de Maryse Condé, traz luz a uma personagem histórica esquecida e silenciada. Esse livro é um uma homenagem a quem foi Tituba e é uma linda forma de preservar sua memória.

“Os mortos só morrem se morrerem também em nosso coração.”

Imagem com a capa do livro "Eu, Tituba: bruxa negra de Salém" de Maryse Condé.Ficha técnica

Título: Eu, Tituba: bruxa negra de Salém
Autora: Maryse Condé
Editora: Rosa dos Tempos
Número de páginas: 252
Compre: Amazon


Descubra mais sobre Resistência Afroliterária

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.